Diário da Informação

Estudante PCD vence ao ser aprovado em Medicina na UnB após estudar pelo YouTube

Foto: Mariana Rebouças (CB).

Um estudante com deficiência física, Gabriel Alves Amorim, de 19 anos, conseguiu ser aprovado no curso de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), enfrentando diversos obstáculos. Residente na Cidade Ocidental, a 47 km de Brasília, Gabriel sempre aspirou ser médico, apesar das limitações financeiras. Determinado, ele dedicou-se integralmente aos estudos por meio de recursos online, principalmente utilizando o YouTube.

A confirmação de sua aprovação veio recentemente com a divulgação da lista de aprovados no Programa de Avaliação Seriada. Em meio às celebrações com colegas veteranos, Gabriel expressou sua gratidão por superar as adversidades: “Depois de todas as dificuldades que passei, com tudo aparentando dar errado, hoje, posso dizer que venci”.

Ao longo do caminho, Gabriel foi gradualmente superando os desafios impostos pela vida. Sem recursos para frequentar um cursinho preparatório, ele recorreu à internet como sua principal fonte de conhecimento. Sua estratégia de estudo centrada no YouTube mostrou-se eficaz, com uma rotina de aprendizado remoto, assistindo a vídeos e absorvendo os conteúdos disponíveis gratuitamente.

A aprovação gerou grande emoção não só para Gabriel, mas também para sua mãe, Ângela Amorim Menezes, uma cuidadora de idosos, que exaltou a conquista de seu filho: “Agora ninguém vai poder subestimar ele, mesmo cadeirante, meu filho mostrou do que é capaz ao passar em Medicina”.

Apesar da vitória, o próximo desafio de Gabriel será lidar com a distância entre sua residência e o campus universitário. Ele reconhece os obstáculos que enfrentará devido à sua condição e à distância, mas está determinado a não desperdiçar essa oportunidade única em sua vida: “Ainda não sei como irei vir para a faculdade por conta da minha condição e pela distância, mas eu, com certeza, não vou perder essa oportunidade na minha vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *