Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.
Crédito: SCC10
Na tarde de terça-feira (19), um incidente grave ocorreu em Abelardo Luz, resultando na destruição completa de um aviário. Por volta das 14h, os serviços de emergência foram chamados para responder a relatos de obstrução de uma estrada devido à queda de árvores na Linha Santo Antônio, área rural da cidade. Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram árvores de grande porte bloqueando a rua e um grande aviário, com aproximadamente 2.300 m² e abrigando cerca de 28.300 aves, completamente destruído.
A Defesa Civil foi acionada imediatamente e, com o auxílio de retroescavadeiras, conseguiu liberar a pista e prestar assistência aos proprietários do aviário. Além disso, a queda das árvores resultou em danos à rede elétrica local, levando à ativação dos serviços da Celesc para lidar com a situação.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou posteriormente que os estragos foram causados por uma microexplosão ocorrida por volta das 13h42 da tarde do mesmo dia. De acordo com o órgão, esse fenômeno foi desencadeado por áreas de instabilidade intensas na região, influenciadas pelo calor e umidade vindos da região Amazônica, além de um sistema de baixa pressão atmosférica. Os impactos foram sentidos principalmente nas áreas do Grande Oeste.