Foto: Beatriz Backes/TV Globo
Funcionários do Hospital São Luiz do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, relataram aos bombeiros que um secador elétrico utilizado pela equipe de enfermagem em um dos pacientes teria causado um princípio de incêndio nas unidades de terapia intensiva na manhã de quinta-feira (11). Durante a transferência para outra unidade, uma paciente de 93 anos faleceu.
De acordo com o hospital, 47 pacientes foram realocados para outras unidades hospitalares. A paciente de 93 anos sofreu uma parada cardíaca durante a transferência e não resistiu.
O hospital emitiu uma nota expressando pesar pela perda da paciente e assegurando apoio à família. Informaram que o incidente está sendo investigado em colaboração com as autoridades competentes para esclarecer as possíveis causas.
O tenente-coronel Almeida foi informado pelos funcionários que o aparelho elétrico era utilizado por uma colaboradora no atendimento e teria desencadeado o incidente. A perícia será responsável por determinar se o superaquecimento ocorreu no aparelho ou na rede elétrica.
A Secretaria da Segurança Pública informou que exames foram solicitados ao Instituto Médico Legal (IML) e ao Instituto de Criminalística (IC). O caso foi registrado no 34° DP (Morumbi) como incêndio e morte suspeita, sendo investigado por meio de inquérito policial.
Em decorrência do incidente, o pronto-socorro adulto e infantil não retomou as atividades na quinta-feira. No entanto, as consultas ambulatoriais do Centro Médico ocorrerão normalmente na sexta-feira (12), conforme informou o hospital. A nota ainda destacou que alguns andares do edifício foram liberados, e os pacientes internados continuam recebendo atendimento, assim como casos urgentes e excepcionais.
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal