Diário da Informação

Início da vacinação contra a gripe em Francisco Beltrão

Foto: Assessoria PMFB

Fonte: PP News

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe tem início nesta segunda-feira, dia 25 de março. A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão já organizou tudo para garantir a imunização da população. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde da cidade de 25 de março a 31 de maio. Nas localidades rurais, estará permanentemente disponível nas unidades de Nova Concórdia, KM 20 e Assentamento Missões. Em outros locais, serão marcados dias específicos para a vacinação.

O secretário de Saúde, Manoel Brezolin, destaca a importância deste ano, onde a vacinação é disponibilizada mais cedo do que nos anos anteriores. Isso é crucial para garantir que todos estejam imunizados antes do inverno, quando há maior incidência de gripe e doenças respiratórias. Brezolin alerta que a vacinação é fundamental para evitar mortes e internações.

Para pessoas acamadas, os familiares devem procurar a unidade de saúde mais próxima para agendar a vacinação na residência da pessoa. Os grupos que terão acesso à vacina na rede pública incluem crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A gripe é uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco, atacando os pulmões, nariz e garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. O tratamento envolve principalmente repouso e ingestão de líquidos, juntamente com analgésicos anti-inflamatórios. No entanto, a vacinação anual é fundamental para prevenir a gripe e limitar suas complicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *