Diário da Informação

Jovem em condição de órfã e em situação de rua conquista o 1º lugar no vestibular no Paraná

Foto: reprodução/ arquivo pessoal

Uma das histórias mais destacadas da semana narra a jornada inspiradora de uma jovem órfã em situação de rua, que alcançou o primeiro lugar no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa, conquistando a admiração de todo o país.

Vanusa Jaqueline dos Santos, de 21 anos, enfrentava desafios significativos, vendendo paçocas para sobreviver no Paraná. Com determinação, ela economizou parte do dinheiro das vendas para adquirir um celular e estudava utilizando o wi-fi da rodoviária local.

Após a repercussão de sua história, uma onda de solidariedade se formou, proporcionando apoio financeiro para que Vanusa pudesse garantir um lugar para morar. Assim, ela conseguiu alugar um quarto no centro da cidade. Agora, a inspiradora jovem está pronta para iniciar seu curso de Letras na modalidade de Educação à Distância, mesmo sendo órfã de pai e mãe.

A vida de Vanessa foi marcada por desafios desde cedo. Perdeu a mãe em um acidente de carro em Santa Catarina quando tinha apenas 11 anos. Sua mãe, jovem, faleceu aos 25 anos, a tendo quando ainda era adolescente, com apenas 13 anos.

Após essa perda, Vanessa foi morar com o pai em Ponta Grossa. No entanto, cinco anos depois, ele sucumbiu a um câncer, deixando a jovem órfã. Vanessa chegou a viver com os avós por um tempo, mas após a morte do pai, encontrou-se nas ruas.

Desde 2022, ela vivia em abrigos, esforçando-se para conciliar os estudos com a difícil rotina que enfrentava. Ela ainda tem dois irmãos, de 16 e 15 anos, com quem mantém contato ocasional.

O apoio valioso da psicóloga do Centro POP, que cobriu a taxa de inscrição para o vestibular da UEPG, foi fundamental para o sucesso de Vanusa. Sua determinação a destacou, conquistando o primeiro lugar na seleção pelo sistema de cotas de escola pública e o quinto lugar pelo sistema de cotas universal.

Um exemplo notável de perseverança e determinação. Aplausos e desejos de sucesso para você, Vanusa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *