Foto Arquivo Gaeco
O Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público do Paraná, realizou nesta terça-feira (6) a execução de seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de busca pessoal como parte da Operação Alcatraz. Esta operação visa investigar uma organização criminosa atuante nas cidades de Quedas do Iguaçu e Francisco Beltrão. Durante a ação, uma pessoa foi detida em flagrante por envolvimento com tráfico de drogas.
As investigações, que tiveram início em 2022, revelaram a prática de diversos crimes, incluindo associação para o tráfico, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa, envolvendo detentos da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. Segundo apurado, o líder de uma organização criminosa em Quedas do Iguaçu, mesmo estando preso na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, continuava a coordenar o tráfico de drogas na região de Quedas do Iguaçu. Além disso, ele teria levado familiares e membros da organização para Francisco Beltrão, onde estabeleceu diversas empresas, incluindo revendas de veículos e lojas de conveniência de bebidas, com o intuito de lavar o dinheiro proveniente das atividades ilícitas.
Os mandados judiciais foram autorizados pelo Juízo Criminal de Francisco Beltrão e executados na mesma localidade. Os equipamentos eletrônicos e documentos apreendidos serão submetidos à perícia e análise por parte da equipe do Gaeco, como parte das investigações relacionadas aos diversos crimes praticados.