Foto: Polícia Penal do Paraná
Policiais penais que estão participando do Verão Maior Paraná realizaram uma ação solidária nesta quinta-feira (08) nas alas infantis do Hospital Municipal de Guaratuba e da Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes e Centro de Especialidades Médicas em Matinhos, no Litoral. Os pacientes, gestantes e crianças, foram presenteados com pequenos travesseiros que se assemelham a bonecos de pano, os quais foram confeccionados dentro do sistema prisional paranaense. Essa iniciativa faz parte de um projeto social que emprega a mão de obra de pessoas privadas de liberdade (PPL).
Ao todo, foram distribuídas 80 naninhas, produzidas na Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP-UP), localizada em Cascavel, no Oeste do estado. Essas naninhas foram feitas através do Projeto Educar para o Futuro, uma parceria financiada pelo Conselho da Comunidade de Cascavel e apoiada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A produção é realizada por pessoas privadas de liberdade que trabalham no Setor de Costura da unidade. Os itens são doados mensalmente para hospitais, escolas e entidades que atuam em prol de crianças em situação de vulnerabilidade.
O diretor de Segurança Penitenciária e coordenador do Verão Maior Paraná pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), João Paulo Schlemper, destacou que essa atividade é mais uma forma de mostrar à sociedade os trabalhos desenvolvidos no sistema prisional, que também beneficiam a comunidade. Ele enfatizou que essa ação vai além da segurança, demonstrando o compromisso com a ressocialização.
Andressa Schlemper, enfermeira do Hospital Municipal de Guaratuba, ressaltou a importância da naninha como um gesto de afeto para as mães e seus bebês, agradecendo a parceria com a Polícia Penal. Angelita Custódia Bispo, gestante que aguarda o nascimento do filho, expressou sua gratidão pela surpresa que trouxe conforto e carinho para as mães e bebês.
Além das mães recém-parturientes, as naninhas também serão entregues para as crianças que recebem acompanhamento especializado na Maternidade e Centro de Especialidades de Matinhos. Jaqueline Ramos, coordenadora do espaço, enfatizou a importância dessa ação para as mães carentes e crianças que necessitam de cuidados especiais, destacando como faz a diferença para eles.