Diário da Informação

Polícia Federal investiga esquema de contrabando de eletrônicos do Paraguai

Imagem Assessoria

Fonte: Catve

Na manhã desta terça-feira (19/3), a Polícia Federal iniciou a Operação Pandora com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em um esquema de importação ilegal de eletrônicos do Paraguai. Esses produtos eram comprados por atacadistas e introduzidos clandestinamente no mercado brasileiro para posterior comercialização.

A operação é um desdobramento da Operação Grade A, realizada em outubro de 2023.

Cerca de 20 agentes da Polícia Federal e 60 policiais do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) foram mobilizados para cumprir um mandado de busca e apreensão na cidade de Mundo Novo (MS).

Após a deflagração da Operação Grade A, um novo membro da organização criminosa foi identificado, e a ordem judicial foi cumprida em um estabelecimento vinculado a essa pessoa. O negócio estava sendo mantido com dinheiro proveniente do contrabando de mercadorias, com o intuito de dar uma fachada de legalidade aos bens movimentados pelo grupo.

Além do mandado de busca, foi determinado o bloqueio de bens imóveis, veículos, embarcações e saldos em contas bancárias pertencentes ao indivíduo envolvido. Essas medidas visam desarticular financeiramente o grupo, com o objetivo de dissuadir atividades criminosas futuras e garantir a reparação do dano ao erário público.

Estima-se que os criminosos tenham introduzido ilegalmente mais de R$ 250 milhões em mercadorias desde o início da pandemia de COVID-19, quando houve o fechamento prolongado das fronteiras entre Brasil e Paraguai.

Os bens de valor encontrados no estabelecimento serão apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *