Diário da Informação

Vacina contra a dengue será distribuída em 30 municípios do Paraná; confira a lista

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Trinta municípios do Paraná estão programados para receber o primeiro lote da vacina contra a dengue enviado pelo Ministério da Saúde, conforme anunciado pela pasta federal nesta quinta-feira (25). Destes, 21 pertencem à 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina e nove à 9ª RS de Foz do Iguaçu.

O grupo inicialmente destinado à imunização compreende crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior incidência de hospitalizações pela doença, após os idosos, os quais ainda não têm indicação de vacinação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A estimativa para esse primeiro público-alvo nessas regiões do Paraná é de 86.836 pessoas. O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, expressou a importância da vacina, destacando seu papel na redução de casos confirmados e mortes pela dengue. Contudo, ressaltou a necessidade de ampliar a distribuição para outras áreas afetadas pela epidemia, como Jacarezinho, Apucarana, Maringá e Paranavaí. O pedido de avaliação dos casos no Paraná foi planejado para ser encaminhado ao Ministério da Saúde.

As regiões prioritárias para a distribuição foram escolhidas com base em critérios como mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da dengue e predominância do sorotipo DENV-2. Os municípios contemplados incluem Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assai, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.

A vacinação está prevista para iniciar em fevereiro, conforme o cronograma do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aguarda informações técnicas sobre a quantidade de doses e a data de entrega para iniciar a distribuição aos municípios. O esquema de vacinação consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Segundo o último boletim divulgado pela Sesa na terça-feira (23), o Paraná registrou três óbitos e 16.693 casos confirmados de dengue, com uma morte em Cornélio Procópio sendo descartada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *